Menu

como pernoitar de graça num motorhome nos EUA: free overnight camping


Como prometido no último post (aqui), agora vou explicar direitinho como funciona o free overnight camping, ou seja, como você pode pernoitar de graça num motorhome nos Estados Unidos

Existem milhares de lugares onde você pode estacionar o RV e pernoitar gratuitamente, sem ter que desembolsar, diariamente, de 12 a 50 dólares em campings

Afinal, estamos embarcados em uma casa com rodas, e o barato disso tudo é justamente ter flexibilidade para irmos aonde quisermos, na hora em que quisermos, sem termos que nos preocupar com hospedagem.

Nos Estados Unidos, não basta você estar embarcado num motorhome, rodar o dia inteiro e, quando chega a noite, simplesmente estacionar, fechar as cortininhas da cabine e boa noite! Legal seria se fosse assim.


Esse tipo de turismo é muito difundido nos EUA, então existem várias restrições que, se a gente não estiver ligado, pode se incomodar, e bastante, tomando uma multa bem alta ou, até mesmo, acordando no guincho! 

Por essas razões, resolvemos escrever esse post, para ajudar os interessados com a nossa experiência em pernoites gratuitos nos EUA. 

Se você ainda não leu, talvez seja mais interessante ler antes os outros posts explicativos que nós já escrevemos:

Nos campings onde pernoitamos, pagamos, em média, U$ 32 por noite. Meio caro, se  você pensar que um campground serve apenas para reabastecer os reservatórios de água, usar a Dump Station, tomar banho mais confortavelmente e usar a energia elétrica.

Claro que não é só isso - na maioria dos campings tem piscina, Jacuzziplayground, lavanderia, wifi, e várias outras comodidades - mas isso é o que é realmente imprescindível.

Às vezes, até vale a pena ficar num campground para desfrutar um pouco desses confortos, e fazer um "faxinão" no RV (tipo, eu diria, a cada 3 ou 4 dias), mas, se você quiser realmente economizar, pode fazer free camping durante a viagem inteira, tranquilamente, bastando encontrar Dump Stations e água em postos de gasolina, por exemplo. 

 vistas incríveis no campground do Malibu Beach RV Park, em Los Angeles



Das 25 noites da nossa viagem de motorhome, ficamos em campgrounds exatas 11 noites, a um custo médio de U$ 32/noite de camping. E isso foi porque queríamos passar o Natal e o Ano Novo bem instalados, com wifi para falar com a família e quetais, então acabamos ficando váaaaaarias noites no ótimo KOA de San Diego - se não fosse por isso, teríamos feito bem mais free camping

Alguns campgrounds também permitem que você use apenas a Dump Station e a água deles, sem ficar no camping, mediante o pagamento de uma taxa, menor do que a de pernoite. 

Aliás, para esclarecer: quando a gente fala em free camping, estamos nos referindo ao free overnight RV parking, que é a mesma coisa: estacionar o veículo em algum lugar onde não seja proibido e ali pernoitar, no RV. Isso também se chama, em alguns lugares, dry camping, porque significa que você não estará conectado na água, nem na eletricidade, e não terá uma Dump Station disponível. 

Nos EUA isso não tem nada de perigoso, ao contrário, é muito seguro. A única preocupação que você deve ter é justamente com a Polícia, ou com algum segurança privado, que poderá interromper o seu sono, no meio da noite, esmurrando a porta ou, pior, guinchando o motorhome, se você tiver estacionado em local proibido. 



Mas o free camping é justamente a grande vantagem (e alegria!) da viagem de motorhome, e nós somos super adeptos: além de ser mega econômico, pois você não paga nada pela hospedagem, você ainda tem a enorme facilidade de parar aonde bem entender, até mesmo no meio da estrada, quando estiver cansado, sem ter que se preocupar com reservas de hotel, ou mesmo em procurar um hotel. É estacionar, fechar as cortininhas e bons sonhos!!!

Nas ruas das cidades, há que se dar atenção ao desnível do pavimento. As ruas não são planas, há sempre desnível para escoar as águas das chuvas...corre-se o risco de, na hora de deitar, os pés ficarem em posição mais elevada do que a cabeça, ou ficar escorregando para um dos lados a noite inteira...um verdadeiro transtorno/pesadelo. Percebemos que muitos RVs, ao estacionarem, portam tacos de madeira, para pôr sob as rodas do motorhome e, assim, nivelá-lo. 

A nossa maior dica é COPIE! Onde já há outro RV estacionado para o pernoite, as possibilidades de o free camping ser permitido são bem maiores. A outra dica é seguir a regra geral de que (como para tudo na vida) "o que não é proibido, é permitido". Claro que essas 2 dicas não são leis, então a terceira é ATENÇÃO: leia as placas de sinalização com cuidado, pergunte aos locais, não se faça de louco... 



Como encontrar estacionamentos para pernoite gratuito de RVs nos EUA?

1) Campgrounds e estacionamentos gratuitos para RVs:

Para uma lista completa de estacionamentos gratuitos para pernoite em RV, veja aqui: Free Campgrounds.


Neste site aqui você encontra arquivos em PDF com listas de estacionamentos para pernoites de RVs gratuitos, nos EUA e também no Canadá, por estado ou por província (overnight RV parking). 


2) Walmarts:


Informações sobre pernoites em estacionamentos
de Walmarts, aqui. Para ver as lojas que permitem overnight (pernoite) e, principalmente, as que NÃO permitem, olhe este site aqui, tem até App! 


3) Truck stop locations:

Uma outra opção é estacionar o motorhome em paradas de caminhões, veja aqui uma lista completa (truck stop locations)!

4) Vinícolas e fazendas:
Existe ainda a opção de pernoitar gratuitamente com o seu motorhome numa vinícola, ou numa fazenda, como você pode se informar aqui (Harvest Hosts). 

5) Propriedades particulares:

Por último, há a possibilidade de você pernoitar com o motorhome numa residência/terreno particular - para ver uma lista completa de pessoas que permitem o estacionamento de RVs gratuitamente em suas propriedades, olhe neste site aqui (Boondockers Welcome).

6) Dump Stations:

Se você fizer pernoite gratuito em algum estacionamento, você vai precisar de uma Dump Station, como já explicamos, então veja uma lista completa de Dump Stations para RVs ao redor dos Estados Unidos, aqui



A nossa experiência nos EUA:

Já tínhamos feito vários pernoites gratuitos na nossa viagem anterior de motorhome, pela Nova Zelândia, então o assunto não era novo para nós, e já fomos super "mal intencionados", pensando em fazer uma boa economia em hospedagem com esses estacionamentos grátis!

Logo na primeira noite com o motorhome, em Utah, a caminho do Zion National Park, fizemos o nosso primeiro pernoite gratuito, na entrada de uma fazenda, passando Virgin, antes de Rockville. 

Havíamos acabado de retirar o motorhome da locadora, em Las Vegas, e estava tudo 100% (bateria, água, gás, reservatórios vazios...). Como eu já contei neste post aqui, foi tudo perfeito!


Um pouco mais adiante, na reserva indígena Navajo, achamos 2 lugares perfeitos para free camping, e foi até difícil escolher onde pernoitar, se de frente para a paisagem famosa de Monument Valley ou no Goosenecks State Park, como eu contei neste post aqui.

Em Sedona, importante cidade turística do Arizona, foi facílimo encontrar onde pernoitar: a cidade é cheia de estacionamentos gratuitos, bem no centrinho, e nós escolhemos o da igreja que, além de seguro, tranquilo, e gratuito, tinha wifi, kkkkkkkkkk...


Já na Califórnia, no dia em que saímos da Legoland, em Carlsbad, dirigimos um pouco em direção a Anaheim e, como estávamos muito cansados, resolvemos dormir no caminho mesmo, no nosso primeiro "Walmart Camping", em Laguna Niguel

O estacionamento do Walmart estava cheio de motorhomes e nós não tivemos nenhuma dúvida, estacionamos, usamos o wifi e tchumbuft na cama! 

No dia seguinte, também saímos tão exaustos da Disneyland que mal conseguimos comprar uns burritos num Taco Bell e apagamos estacionados numa rua qualquer de Anaheim!

Em Santa Barbara foi bem fácil estacionar na rua que corre paralela à rua principal; aliás, tem que ter o cuidado de não estacionar onde haja placa proibindo o estacionamento mas, fora isso, pode-se dormir em qualquer rua da cidade, bem no centro, onde seja possível estacionar! Muito fácil! 

Nós ficamos ao lado da Igreja Our Lady of Sorrows, mas depois ficamos com pena de não ter dormido na frente da famosa Courthouse, onde inclusive tem wifi!

O mesmo pode-se dizer com relação a San Luis Obispo, onde também foi fácil encontrar onde estacionar pelas ruas do centro da cidade. 


Em San Francisco, como já contei nas nossas redes sociais, fizemos o melhor free camping de todos os tempos: sem eira nem beira, chegamos na cidade à noite, vindos direto de Carmel e, depois de contornar todo o litoral, resolvemos cruzar a Golden Gate Bridge para dar uma "olhadinha" do lado de lá, talvez achar um estacionamento para passar a noite...logo que terminamos de cruzar a ponte, vimos uma saída para um vista point à direita e fomos dar uma "espiadinha". 

Pois o tal mirante era um estacionamento que permitia overnight de motorhomes, com banheiro e tudo, e o melhor: do ladinho da famosa ponte vermelha, de frente para a cidade de San Francisco toda iluminada, com uma vista de um milhão de dólares!!!! COMPLETAMENTE DE GRAÇA!!! 

Se alguém tivesse me dito "pode escolher qualquer hotel da cidade para ficar de graça nas próximas 3 noites", eu não teria trocado meu motorhome! ♡♡♡♡♡♡ 

Só faltou wifi e um chuveiro melhorzinho...mas a nossa vista naquelas 4 noites não teve preço!!! 



O lugar era uma festa, cheio de gente chegando a todo momento em carros, ônibus de excursões (até os hop on hop off!) ou táxis para curtir as vistas, e NOS INVEJANDO, kkkkkk...quando as pessoas viam que nós estávamos ali para passar a noite, se olhavam e diziam "da próxima vez eu quero vir de motorhome e ficar aqui"!!!

Além de nós, muitos outros RVs pernoitando por lá, principalmente chineses, franceses e americanos. 

Duvido que alguém tenha dica de hospedagem em SFo melhor que essa!

Já quase no fim da viagem, outro "Walmart Camping", desta vez em Selma, uma cidadezinha que fica logo passando a saída sul de Yosemite National Park


No dia seguinte, o último free camping da viagem, no Death Valley National Park

Havia um camping mas, como ele não tinha nem banheiro, nem wifi e nem eletricidade, achamos que não valeria a pena pagar  a taxa só para estacionar lá, então seguimos um pouquinho adiante de Stove Pipe Wells e pernoitamos no estacionamento das dunas, onde acordamos com uma vista de tirar o fôlego!








Olhe aqui vídeo da nossa viagem de motorhome:




Você já viajou num motorhome? Onde? Tem alguma dica especial de free camping para os nossos viajantes? Deixe aqui a sua recomendação! 

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em #Lipenamotorhometrip ou em #felipeopequenoviajante.


No Twitter, procure por @pequenoviajante. Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta nossa aventura de motorhome pelos EUA no Facebook (aqui). Os filminhos maiores você assiste no YouTube (aqui).

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

Você também nos encontra aqui:


Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

85 comentários:

  1. Muito boas as dicas! Uma dúvida, para pernoitar nos campings, era necessário fazer reservas antecipadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, depende da época do ano! Nós fomos no inverno, baixa temporada, e não tínhamos nenhuma reserva, sempre havia muitas vagas! Mas entre junho e setembro é bom fazer reservas antecipadas sim :)

      Excluir
  2. Oi Claudia, tudo bem? Muito bom seu Blog! Acho que vcs devem estar cansados de tanto ler isso, não? KKK... A propósito, estou saindo de Los Angeles com dois RV(Pernoitaremos no Malibu Beach RV Park, em Los Angeles pela sua sugestão) e seguirei para San Francisco(7 noites no total) onde passarei o ano novo por la! Eu vi seu link do Free Parking para RV mas como vou pela Highway 1, gostaria de discas de vcs para pernoitar entre Los Angeles e San Francisco(tanto Free como pago). Seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betão, no post estão os lugares onde nós pernoitamos entre LA e São Francisco, em Santa Barbara e San Luis Obispo. Em Monterey ficamos num camping. Aqui estão os links dos posts com os detalhes deste trecho da nossa viagem, entre LA e SFo, inclusive sobre o camping que ficamos em Monterey:
      http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/search/label/Calif%C3%B3rnia


      Excluir
  3. Muito obrigado Claudia. Pode ter certeza que seu blog tem me ajudado e muito a planejar minha viagem. Na ultima que eu fiz para CA, fiz por livros comprado em Livraria. Imagina? kkkk
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Ana Maria, vamos viajar em setembro p/California, ja alugamos um motorhome por gentileza nos mande algumas dicas

    ResponderExcluir
  5. Dá uma olhada nestes posts abaixo que a Claudia escreveu, todas essas dicas de por exemplo, free camping, uso de agua quente, eletricidade e uso de dump station estão nestes links abaixo:

    http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/search/label/Calif%C3%B3rnia

    Dump station

    Nosso free camping em São Francisco está aqui neste post:
    http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/07/sao-francisco-roteiro-de-5-dias.html

    Uso de aquecimento sem eletricidade quase todo o tempo - olha este post aqui:
    http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/02/viajar-de-motorhome-pelos-estados.html

    Uso de gerador é pago pelo que consumir, na entrega. Veja a respeito abaixo.
    http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/01/quanto-custa-viajar-de-motorhome-pelos.html

    A propósito, eu sairei de Los Angeles pela Highway 1 para San Francisco e passarei 7 dias com o RV. Existe muita dica neste Blog. Vc vai gostar. E vc, qual sera sua direção? Eu nunca viajei de RV, irei pela primeira vez após uma reportagem a respeito e me animei. E depois que li este Blog, me senti mais seguro. Caso viaje pela Highway 1, segue link para restrição de veículos grandes.

    http://www.dot.ca.gov/hq/traffops/engineering/bus-motorhome/bus-maps/busmap-d05.pdf

    Abs. e boa viagem.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ver o vídeo.
    Muito bom.
    Que alegria.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Moacir!
    Betão e Ana Maria, todos os posts sobre esta viagem estão organizados aqui neste índice, com o nosso roteiro: http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/07/roteiro-de-viagem-pelo-oeste-americano.html
    Boa viagem pra vcs!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Claudia, na volta mando as fotos .
    Abçs.

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, o blog está fantástico! Quantas dicas! Queria entender como é dirigir o RV dentro das cidades como Los Angeles e San Francisco. Você dirigiram dentro da cidade? O RV fica estacionado durante o dia na rua? Pagaram o parquímetro? Sempre pagaram por 2 vagas?
    Valeu!
    Altamir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Altamir! Expliquei tudo bem direitinho nos respectivos posts! Dá uma olhadinha nos posts de Los Angeles e de São Francisco que eu contei lá em detalhes como fizemos nos dias que ficamos nestas cidades! As respostas a todas essas dúvidas estão lá!

      Excluir
  10. Claudia, tenho a mesma dúvida acima, do Altamir.
    Sua ajuda será valiosa!
    Irene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, dá uma olhadinha nos posts de cada destino que está tudo explicado! No post de LA a gente explica como circulamos lá, onde estacionamos, etc...a mesma coisa no de São Francisco! :)

      Excluir
  11. Olá! Bom dia! Estou me alimentando das informações de vocês sobre essas viagens. Gostaria de saber se vcs têm que chegar cedo aos locais free para pernoitar com o RV. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana! Não, nós nunca chegamos cedo, sempre à noite! Nos campings pode não ter vaga à noite, mas sempre se encontra algum lugar para estacionar e fazer free camping (até porque não existem lugares "específicos" para free camping...)
      ;)

      Excluir
  12. Oi Claudia, parabéns pelo blog! Está sensacional!!!
    Me chamo Georgia e estamos partindo de Tucson, AZ dia 28/12 para uma viagem pela Califórnia de motohome com meu marido e meus três filhos. Escolhemos as cidades de San Diego, Los Angeles e Santa Bárbara.
    Gostaria de passar um dia em Los Angeles conhecendo a cidade. Nesse caso você sugere ficarmos no camping em Malibu ou fazer um free parking dentro de Los Angeles e passarmos o dia utilizando transporte público?
    Desde já agradeço sua resposta!
    Geórgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgia,
      Depende da vontade de vcs...nós só fomos para camping pq queríamos ficar num camping aquela noite para tomar um bom banho e usar a internet, pois já vínhamos de várias noites de free camping. Mas se quiserem fazer free camping em LA é bem fácil encontrar lugar!
      Quanto ao transporte público, tb depende da vontade de vcs, mas não é difícil fazer turismo com o RV...em qse todos os lugares q fomos não tivemos muitos problemas para estacionar...
      Boa viagem!

      Excluir
  13. Ola! Parabens pelo excelente blog sobre RV. Como vcs fizeram os passeios em San Francisco? Deixaram o RV estacionado na Golden Gate e utilizaram o transporte publico ou foram ao centro ( union square, pier 39, lombard street) com o RV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademar, dá uma olhada nos posts sobre San Francisco que está tudo bem explicadinho lá!

      Excluir
  14. Oi Claudia...
    Amo suas postagens...
    Tenho uma dúvida em relação ao motorhome, em San Francisco, por exemplo, onde vcs "descarregavam" o motorhome já que fizeram free camping?
    Irei em fevereiro, vamos ficar 23 dias com o motorhome saindo de SF, indo até San Diego e Las Vegas, voltando pra SF pra devolução do motorhome.
    Estaremos em 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças e meu medo é em relação à água quente (li que são apenas 20 litros) e ao abastecimento com água potável, "descarregar"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Samantha!
      Olha no site sanidumps.com que tu vai encontrar opções de lugares onde esvaziar o esgoto e colocar água no RV perto de SFo. Existem vários postos de gasolina que oferecem esses serviços, as vezes até de graça!
      Beijos e boa viagem!

      Excluir
  15. Amei o seu post! Iremos (com duas crianças 7 e 6 anos) de San Francisco a San Diego e de volta para Los Angeles de motohome e adorei saber que é possível o free camping. Entretanto, continuo com uma grande dúvida: é seguro? Fico com medo de estarmos dormindo e algum "ladrão" tentar entrar no RV. No View Point próximo à Golden Gate havia segurança? Este View Point é próximo a Sausalito, certo? Seguindo sua sugestão, estamos planejando ficar lá na primeira noite em São Francisco, mas confesso que estou com um certo receio rsrs Obrigada. Gabriela

    ResponderExcluir
  16. Desculpa! View Point que eu escrevi é o Vista Point próximo da Golden Gate. Obrigada. Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,
      Conosco sempre foi super seguro nos EUA - nunca tivemos QUALQUER problema fazendo free camping lá, e nunca ouvi falar que alguém tenha tido esse tipo de problema. No vista point não tem nenhum tipo específico de segurança, não entendi bem a tua pergunta...e sim, fica perto de Sausalito :)
      Boa viagem!

      Excluir
  17. Muito obrigada, Claudia!
    Minha pergunta foi se havia algum guardinha, posto policial, vigilância por câmeras ou algo do tipo para "garantir" que não haja assalto. Mas como você já respondeu que nunca ouviu falar de alguém que tenha tido esse tipo de problema, fico mais tranquila e vamos "encarar" o free camping também!
    Depois te conto como foi a experiência.
    Obrigada!
    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      Vai sim, eu nunca senti medo em lugar nenhum onde fizemos free camping, de verdade!
      Por favor volta depois para nos contar tudo!
      Boa viagem :)

      Excluir
  18. Olá, como é o clima no inverno? Digo, é muito frio, pois pretendo ir em janeiro com uma criança de 3 anos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Rogerio, depende do lugar. Na Califórnia, por exemplo, não faz muito frio no litoral, mas em Yosemite já faz bastante frio, muita neve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito bom o blog e as dicas (o conjunto de links ajuda muuuuito)!

      No inverno, da pra fazer freecamping sem a conexão com a rede elétrica?
      Os sistemas de aquecimento do Motorhome funcionam no gerador durante a noite?
      É tranquilo?

      Obrigado!

      Excluir
    2. Oi, dá sim. Nós fizemos muitas vezes. O aquecimento funciona à gás. O gerador não tem nada a ver com o aquecimento, ele serve apenas para o microondas, na verdade, e nem pode ser ligado à noite na maioria dos lugares, pois faz muito barulho quando ligado.
      Boa viagem!

      Excluir
    3. Obrigado pela resposta Claudia!

      Quais temperaturas vcs pegaram?
      Estou pensando em ir em fevereiro pro Colorado. Será que dá pra aguentar um -20ºC nele (mínima durante a noite)?
      E durante o dia uma média negativa de -5ºC....

      Será que rola?

      Obrigado!!!!!

      Excluir
    4. Puxa, menos 20 graus é puxado! Acho que vocês precisarão de sacos de dormir! Acredito que não chegamos a pegar nem 5 graus negativos, não baixou disso, com certeza. A menos 20 deve congelar tudo sim!

      Excluir
    5. Obrigado Claudia!
      Acabei desistindo... li também em uns fóruns especializados em ski que pode ser punk ficar de RV no inverno.... rsrs
      Mas tem gente q faz....

      Excluir
  20. oie.... Já aluguei motorhome em Espanha, e foi muito bom, apesar de estarmos em 6 mulheres, dirigindo e se 'Arrumando" dentro do motorhome kkkk. entregamos em 3 dias, porque achamos muito pesado para dirigir,mas nunca mais esqueci a experiencia..
    em 2017 vou com meu esposo para essa aventura nos estados unidos, amei seu blog e vou acompnhar sua sdicas !!! oarabens bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nem imagino 6 mulheres num RV hahahahahahahahaha...temos muita vontade de alugar um na Espanha - tu lembras o nome da empresa? Onde era?
      Aluguem um nos EUA mesmo, é o melhor jeito de viajar por lá, vocês vão amar!
      Bjokas

      Excluir
  21. Oi Claudia ! Estamos adorando suas dicas, principalmente a ideia de fazer o free camping !!! Ficamos com uma dúvida sobre o Vista Point: vcs tomaram banho no próprio motorhome ou existe banheiro com chuveiro por lá ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helô,
      Tem banheiro lá, mas sem chuveiro. Nós tomávamos banho no próprio RV :)

      Excluir
  22. oi Claudia. qual RV você alugou? de 3 ou 5 pessoas?
    grato. robson.

    ResponderExcluir
  23. Oi Robson, alugamos o de 3 e eles nos deram upgrade gratuito para o de 5 pessoas, que foi o que nós viajamos.
    Claudia

    ResponderExcluir
  24. Olá... Sobre sua parada no Vista Point em SF, vocês comentaram que havia muita gente e escursões etc.... Como fica a questão de barulho para dormir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não tivemos nenhum problema, porque o movimento era cedo, na hora de dormir já estava tudo quieto, mas também já tive relatos de leitores que ficaram lá depois que indicamos e que não foi tão tranquilo, que teve confusão e até polícia abordando bêbados por ali...num free camping nunca se sabe o que pode acontecer, cada noite é uma aventura kkkkk...

      Excluir
  25. Qual categoria da habilitação aqui no brasil se equipara a DL para dirigir um motorhome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para dirigir um motorhome tu só precisas da carteira de motorista comum para dirigir carros aqui no Brasil, nada mais!

      Excluir
  26. Oi gente, Tenho 1,92m e vou alugar um de sete lugares na Cruise America. Minha preocupação é se o cockpit é apertado pro tamanho das minhas pernas. Alguma dica? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, nós temos 1,70 e sobra espaço para dormir. A tua dúvida é para dirigir ou para dormir? Entra no chat e pergunta para eles as medidas!
      Boa viagem!

      Excluir
  27. Boa noite Claudia,
    Tudo bem?
    Adorei seu blog e com todas as informações postadas estou planejando alugar um motorhome em abril do ano que vem para uma road trip de San Francisco a San Diego. Estou um pouco preocupada com o pernoite em SF, pois andei lendo alguns americanos dizendo que é proibido pernoitar no carro na cidade.
    Vocês souberam de alguém que ficou no point view recentemente? Sabem se esse local ainda está disponível para pernoite com RV?
    Desde já agradeço a atenção!
    Abraços,
    Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias pessoas me escrevem dizendo que ficaram ali mesmo, Flávia. Não sei de ninguém que tenha tido problemas.

      Excluir
  28. Olá, tudo bem?

    Muito interessante a dica de pernoite com vista para a Golden Gate. Você não tem a localização exata, tem? Nome, ou algo que facilite encontrar...
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como explicar melhor Filipe: logo que termina de cruzar a ponte, vais ver uma saída para um vista point à direita. É ali ;)

      Excluir
    2. Legal... agora a última pergunta. kkkkk indo em qual sentido? kkkk
      Desculpe, nunca fui e estou buscando maiores detalhes.

      Excluir
    3. Boa noite. Como é dirigir na neve lá? É muito complicado? Estou querendo ir no natal e ano novo

      Excluir
    4. Oi Fabio, a primeira vez tem que ir com bastante cuidado, devagar. Depois que pega o jeito é bem tranquilo.

      Excluir
  29. Vou chegar em San Francisco dia 24 de julho deste ano. Alta temporada. alguém já lhe comentou que nesta epoca não consegue vaga no vista no point view? Recomendaram campings do grupo KOA mas só encontei 2 com 50 km de distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, os campings mais próximos de SFo ficam bem longe do centro. Sobre vagas em julho, nunca ouvi nada nesse sentido.

      Excluir
  30. outra dúvida. Vou estar no verão em julho. Muito calor e eu imagino que para dormir o ar condicionado deva permanecer ligado. Se pernoitar num free overnight camping o gerador tera que ficar ligado todo tempo que o ar condicionado estiver ligado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É proibido ficar com o gerador ligado muito tempo, o gerador é super barulhento, além de caro (paga por minuto de uso)! E não tem como ligar o ar condicionado com o veículo desligado, por isso não gostamos de viajar no verão :)

      Excluir
  31. para campings pagos me indicaram grupo KOA. Mas estou horrorizado com os precos. 110 U$ por dia em julho. Você tem opções mais baratas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No verão os preços são absurdos mesmo, infelizmente, por isso sempre fazemos free camping, mesmo viajando no inverno. Pagar camping é última opção. Os KOA custam caro até no inverno, em torno de U$ 50.

      Excluir
  32. Ótimo Blog, parabéns.
    Com base nos seus relatos e outras informações colhidas na internet, estamos indo para o leste americano, vamos pegar o RV em NYC e iremos até Boston, voltando pelas montanhas e aproveitando as estacoes de ski. Conhece alguem que tenha feito um roteiro parecido com esse? temos em algum lugar um manual de RV em portugues, já que o conhecimento da língua inglesa é pequeno.
    No RV 28 a 07 de dezembro 2017.
    Somos de Floripa.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie "Soh Nativo" pegando o gancho de sua postagem, também sou de Imbituba e vamos para California em 2018, tenho encontrado muitos relatos e videos sobre viagens de RV em portugues mesmo no youtube, nada relativamente dificil. Só é mais dificil para manobrar!

      Excluir
  33. Olá Claudia, estamos encantados com seu blog, iremos em 2018 fazer o roteiro LA/SEQUOIAS/YOSEMITE/SF/MONTEREY/SANDIEGO/LA a minha dúvida é a seguinte, entendi o lance dos free campings, mas isso é a noite né? Por exemplo quando em LA, tem problema estacionar o RV de manha no walmart e retirar no final da tarde pra ir dormir em outro lugar e fazer os passeios na cidade de uber/taxi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselle! desculpe, só vi teu comentário agora! Nunca fizemos isso, sempre passeamos de motorhome mesmo, mas acho que não tem nenhum problema

      Excluir
  34. Oi queridos, para Flórida em outubro, vocês acham um época boa para motorhome? Será que conseguiremos pernoitar sem reserva? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que outubro na Flórida é bom sim! Mas ainda não estivemos lá de RV, vamos agora em janeiro...então não sei quanto às reservas...

      Excluir
  35. Eu só tenho uma experiência com RV.
    Já tive na Flórida mais sem RV. Acredito que não haja necessidade de reservas. No overnitghtcampfree. Tem varias opções. Recomendo

    ResponderExcluir
  36. olá,
    meu roteiro inclui São Francisco, L.A e Las Vegas, como fazer durante o dia quando faremos os passeios pela cidade??
    Acha que vale a pena pegar o RV para essas cidades??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim. Dá uma olhada nos posts específicos que escrevi sobre SF, LV e LA! Passeamos por essas cidades de motorhome super bem, nos posts tem até os lugares certinhos onde estacionamos em cada atração :)

      Excluir
  37. Que sensacional...o melhor blog de informações que encontrei até agora.
    Estou planejando com a Família,somos em 13 pessoas contando as crianças e iremos fazer uma viagem de 22 dias aproximadamente.
    Nosso plano é da Disney a Disney, saindo da Flórida e terminando na Califórnia.

    ResponderExcluir
  38. Cláudia, iremos fazer viagem semelhante esse ano. Vamos com nossos filhos (3 e 5 anos) e estamos na dúvida quanto ao uso de cadeirinhas no motorhome. É obrigatório? Há fiscalização? Vocês utilizaram ou sabem dizer sobre a necessidade?

    Obrigado pelas dicas, está nos ajudando bastante!

    ResponderExcluir
  39. Cláudia, mais uma dúvida (viagem se aproximando, vamos em setembro desse ano ehehe). Após ver as dicas de vcs, pretendemos fazer free camping no máximo de noites possível. Mas nas noites que vcs ficaram em campings, reservaram com antecedência ou foi tudo na hora mesmo?

    Obrigadaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniely, sempre pegamos na hora, para ter mais flexibilidade. O único lugar onde reservamos camping uma vez foi nos parques nacionais do Canadá, porque viajamos na altíssima temporada e tinha grande risco de não conseguir vaga. Se tu chegas à noite, sempre tem risco de não conseguir, dependendo da época do ano. Boa viagem!

      Excluir
  40. Oi Claudia. Sou leitora do blog e adoro a forma como escreve, conta, explica. Parabéns! Quando fizemos nossa primeira viagem de motorhome em 2017 as dicas aqui foram muito preciosas. Agora vamos pra próxima aventura, em 2020 vamos fazer um roteiro com 4 crianças pequenas. Gostaria de saber se você tem alguma dica pra mim numa questão especifica: vamos passar o 4th of July (sonho nosso) na Philadelphia. Estou em duvida se seria mais interessante fazer free camping nessa data ficar num bom camping. E caso vc saiba, indica algum free ou pago na Philadelphia? Obrigada, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, não viajei de RV pela Filadélfia, fomos de carro + hotel, mas é uma cidade linda, vcs vão amar! No 4 de julho talvez seja interessante ficar num camping pela oportunidade de participar de alguma festa particular que eles organizem, mas tem que ver se o camping terá alguma festa, senão não vale a pena...mas vou te fazer um alerta: tenham muito cuidado com fogos de artifício! Tivemos problema no ano novo em Nuremberg com um foguete que caiu sobre o teto do motorhome e causou danos...se der ruim, a responsabilidade será de vcs, entende? Se forem a algum evento com fogos de artifício ou foguetes, que são muito comuns nas celebrações do 4 de julho, deixem o motorhome estacionado bem longe, em segurança, de preferência em algum lugar com cobertura e vão à festa de Uber! Beijoooo

      Excluir
  41. Felipe gostei muito do seu blog, o local que vc ficou de motorhome foi onde?

    ResponderExcluir
  42. Passando para dar os parabens a vcs pelo blog, pela disponibilidade em informar!!! To reunindo conhecimento, grana para fazer minha iniciação no mundo do RV, pretendo alugar por um tempo, mas a minha ideia e comprar um, passar um tempo fazendo uma jornada pelo mundo!! Entrei no blog de vcs e tem mt conteudo!! Mt gratidão!! Inspirador!! (não vejo a hora de pegar a estrada....)

    ResponderExcluir
  43. As dump station nos postos é só para remover as águas? É necessário abastecer a água do rv em algum momento? Quanto custa isso? Precisa recarregar o gerador também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gerador não precisa recarregar. As dump stations servem para remover as águas sujas. É necessário abastecer a água do RV sempre que os tanques esvaziarem - o custo depende de onde tu estiveres, a maioria dos postos de combustível permitem que tu use a mangueira de água deles para reabastecer a água do motorhome se tu completares o tanque de gasolina com eles.

      Excluir
  44. Ola, gostaria de saber se a pernoite no estacionamento com a vista INCRIVEL pra Golden Gate é do lado de San Francisco ou depois de atravessar em direçao a Sausalito?

    ResponderExcluir