Menu

5 lugares especiais em Santo André, paraíso ainda escondido no sul da Bahia

Quando decidimos viajar para a Bahia, eu nunca tinha ouvido falar de Santo André, a não ser vagamente, pelo fato de a vila ter hospedado a Seleção Alemã de Futebol durante a Copa do Mundo em 2014

Quando o Campo Bahia, justamente o hotelão que hospedou os alemães, nos convidou para ficar 3 dias lá para conhecer o resort, nem pestanejamos!

E não poderíamos ter tomado decisão mais acertada: Santo André é um paraíso na Costa do Descobrimento, ao sul da Bahia, e neste post vou compartilhar algumas das nossas dicas e descobertas para vocês aproveitarem quando estiverem por lá! 





Santo André não tem um "centrinho" ou vida social muito intensa. O negócio lá é paz, descanso, curtir o hotel e as praias.

Mas isso não significa que não tenha o que fazer - muito pelo contrário! 



A cena gastronômica no povoado tem feito sucesso e, pelo que eu ouvi, os restaurantes, de um modo geral, são melhores que os de Arraial D'Ajuda e de Trancoso, com preços mais baixos. 

Os mais recomendados são o El Floridita, na Pousada Corsário, o Gaivota, numa varanda sobre o rio, e o Casa Praia, beach lounge à beira mar. 

Além disso, como já mencionei antes, Santo André é um dos poucos lugares na Bahia onde você será poupado do axé 24/7 - eu, que não curto nada nada o famoso ritmo baiano, dei graças aos céus! Não falei que era um paraíso??

Nós fomos até lá de carro alugado, desde a capital Salvador, porque paramos em vários outros lugares pelo caminho, mas recomendamos que você voe até Porto Seguro, que tem o aeroporto mais próximo da vila de Santo André, a aproximadamente 25Km por uma ótima estrada, toda asfaltada. 


1. Campo Bahia

Nós curtimos muito o hotel Campo Bahia, onde ficamos hospedados durante os 3 dias que estivemos lá, e era sempre uma luta criar forças para sair do resort (maravilhoso) - mais ou menos o esforço que você precisaria fazer para se arrastar pra fora do paraíso, deu pra imaginar??? 

Se não quiser, não precisa ficar imaginando, é só clicar aqui e ler o post completíssimo que escrevi sobre o hotel, contando todos os detalhes da nossa estadia naquele lugar maravilhoso!

Vale ressaltar que a praia na frente do hotel, embora não seja privativa/exclusiva, é praticamente deserta - a não ser pelos turistas curiosos que vão até lá espiar e tirar fotos no "hotel onde ficaram os alemães". 



Como não existem construções aparentes na beira do mar, parece que você encontrou aquela espreguiçadeira no meio de uma praia selvagem


Dá pra pedir mais???

Mas, considerando que a vila de Santo André em si é também um paraíso, a vontade de explorar foi mais forte que a preguiça e conseguimos fazer vários passeios: 


2. Praia de Guaiú

A Praia de Guaiú fica a 14km de Santo André, por uma ótima estrada asfaltada. A praia é linda e tem barracas ótimas - vale a pena passar uma tarde lá!

Almoçamos na Barraca do Elias e Leonice - bobó de camarão, pirão, farofa, arroz, batata frita, água de coco e cerveja. R$ 115,00.

Fica ao lado da Barraca da Maria Nilza, super famosa e com preços nas alturas. 

Ao lado do estacionamento da praia, há um mangue!

















3. Praia das Tartarugas

A Praia das Tartarugas fica no canto esquerdo (norte) de Santo André, ao lado do manguezal. 

O restaurante da Fazenda Amendoeira fica lá, mas tem que pagar para entrar por ali - o acesso é por dentro de uma propriedade privada. 

O nome, obviamente, deve-se ao fato de que este trecho da praia, em especial, é ponto de desova de tartaruguinhas marinhas. 

Dá pra ir caminhando pela beira da praia desde o Campo Bahia até lá (são 3km) ou também de carro pelo asfalto. 



4. Canto direito

A praia mais recomendada para quem vai a Santo André com crianças é a do canto direito.

Fica a uns 10min de caminhada do Campo Bahia, pela beira da praia. 

Na curva há uma ponta de areia, onde o rio João de Tiba encontra o mar e, mais adiante, corais





Se você caminhar mais um pouco, pela praia do rio, vai tomar um banho maravilhoso, naquela água bem verdinha, transparente...só tem que ter um pouco de cuidado porque a margem ali é de tombo e logo fica bem fundo. 

Foi a minha praia preferida em Santo André, com areia que parece farinha e bastante sombra das árvores. 

É também um ótimo lugar para curtir o por do sol. Nós vimos um inesquecível.  







5. Orla do rio João de Tiba

Como eu falei lá em cima, Santo André não tem um "centrinho" ou vida social muito intensa, e tudo o que acontece no povoado é na volta da orlinha do rio, bonita, pitoresca e super fotogênica, com os barcos de pescadores ancorados por ali. 

Um ótimo lugar para uma caminhadinha no fim da tarde, nas sombras das árvores. 



É ali também que você encontra alguns dos vários - ótimos - restaurantes da vila, debruçados sobre o rio, e que competem em qualidade com os badaladíssimos restaurantes de Trancoso, a preços beeeem mais acessíveis. 

Como eu já comentei por aqui, tudo lembra a Alemanha em Santo André, e era até divertido passear pelas ruas vendo as "heranças" da Copa do Mundo, e conversando com os locais! Todo mundo lá fala com muito carinho da Seleção Alemã - conversa ia, conversa vinha, e alguém largava um "que saudade da Copa do Mundo!!"



Esses são os principais atrativos de Santo André. Mas preciso ressaltar que o povoado fica super bem localizado, no meio da Costa do Descobrimento, e você tem diversas possibilidades de passeios bate e volta pela região, dentre eles Belmonte (que fica 50km ao norte de Santo André) e, ao sul, Santa Cruz Cabrália, Praia de Coroa Vermelha, Porto Seguro, Arraial D'Ajuda e Trancoso. 

Pode deixar que logo logo vem por aí um post bem detalhadinho, explicando como fazer todas essas daytrips!

Você já conhece Santo André? Um paraíso, não é?? Então deixe aqui as suas dicas!

No próximo post, mais sobre a operação #LipenaBahia!! Vem conosco!

Confira tarifas reserve sua estadia no Hotel Campo Bahia pelo melhor preço!



Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários: