Menu

Bahia - uma introdução ao litoral baiano (roteiros e dicas)

A gente está super acostumado a ouvir falar nas belezas da Bahia, mas a maioria de nós não sabe nem pra que lado fica cada uma delas, não é mesmo? Eu sou uma que, antes de ir lá pela primeira vez, pensava que a Praia do Forte e Trancoso ficavam lado a lado, hehehe...

Então, quando fui montar o nosso roteiro para esta viagem e tentar encaixar nele todos aqueles nomes de lugares famosos que eu queria conhecer depois de ver em tantas fotografias e imagens (Mangue Seco, Arraial d´Ajuda, Morro de São Paulo, Ilhéus, Praia do Espelho), foi aquele susto: fica um para cada lado, e é simplesmente impossível encaixar tudo em uma única viagem!


A solução foi estudar todo o litoral direitinho no Google Maps e tentar traçar um roteiro pelo litoral que ficasse coerente. 

Nas minhas pesquisas, acabei encontrando 3 posts do Viaje na Viagem, o melhor blog de viagens do Brasil, que valem por um guia completo, e que você precisa ler se for para lá - os links estão logo abaixo, tudo explicadinho!

Para tentar ajudar você a entender o litoral da Bahia (e assim conseguir decidir para onde vai nas suas férias), eu fiz um resuminho, agora que já está tudo bem mastigadinho na minha cabeça:

Turisticamente, o litoral baiano se divide em 6 áreas: ao norte de Salvador, Estrada do Coco e Linha Verde e, ao sul, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento e Costa das Baleias. 



Norte de Salvador

1. Na Estrada do Coco, as principais atrações são Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Praia do Forte. 

2. Na Linha Verde, as atrações são Imbassaí & Diogo, Costa do Sauípe, Massarandupió, Sítio do Conde e Mangue Seco.

Para ler sobre as praias de Salvador e o litoral norte (Estrada do Coco e Linha Verde), recomendo este post do Viaje na Viagem

Sul de Salvador

3. Na Costa do Dendê, você poderá visitar Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande e a Península de Maraú. 

4. Na Costa do Cacau, as preferidas são Itacaré, Ilhéus, Una, Comandatuba e Canavieiras. 

5. Na Costa do Descobrimento, as grandes atrações são Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d´Ajuda e Trancoso.   

6. E, por fim, na Costa das Baleias, os pontos turísticos são Praia do Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba, Prado, Caravelas e Abrolhos. 

* Costa do Dendê e Costa do Cacau no VnV

* Costa do Descobrimento e Costa das Baleias, aqui

Ainda, a oeste, há a Chapada Diamantina, que eu quero muito conhecer, mas estou esperando o Lipe ficar um pouquinho maior para poder fazer todos os passeios - em alguns, a idade mínima é 12 anos!

Para onde voar - os aeroportos

Bom, agora que você já sabe mais ou menos onde fica o quê, precisa decidir para onde quer ir e, só então, ver qual o aeroporto mais próximo da sua área de escolha!

Você vai então precisar decidir entre Salvador, Ilhéus ou Porto Seguro, os 3 aeroportos do litoral. 

O aeroporto de Salvador é bom para quem vai passar as férias no litoral norte (Estrada do Coco e Linha Verde) e também para quem fica nas ilhas da Costa do Dendê (Morro de São Paulo e Boipeba). 

Já o aeroporto de Ilhéus serve melhor quem quer conhecer a Costa do Cacau, Barra Grande e a Península de Maraú. 

E, por último, o aeroporto de Porto Seguro é ideal para quem vai para a Costa do Descobrimento ou a Costa das Baleias. 





E aí, ajudou um pouquinho a clarear as idéias? Você já conhece parte do litoral baiano? Então deixe as suas dicas pra gente!

De malas prontas para entrar no ritmo da Bahia?
Pesquise aqui seu hotel:


No próximo post, mais sobre a nossa operação #LipenaBahia!! Vem conosco!

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre a Bahia estão organizadas aqui

Veja mais fotografias desta viagem na hashtag #LipenaBahia no Instagram, ou em #felipeopequenoviajante.

Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Sou louca para conhecer a Bahia!! Marido já conhece, agora falta ele me levar. Eu estava na mesma que você achando que ficava tudo perto. Ainda bem que você me salvou, kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, nada é perto! Mesmo o que parece perto no mapa acaba sendo demorado, porque as estradas não são muito boas, atravessam cidades e são cheias de lombadas!

      Excluir
  2. Claudia, eu comentei em uma postagem aí para trás mas não sei se você viu. Poderia colocar nas postagens as datas? Acho que fica mais organizado pra quem fica muito tempo sem acessar o blog e não lembra exatamente a época das postagens, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruarc, finalmente consegui colocar as datas nas postagens! Obrigada pela sugestão!

      Excluir