Menu

Mundo a Vapor, em Gramado

Eu já tinha ido muitas vezes a Gramado & Canela e sempre ficava intrigada com aquela locomotiva pendurada naquele prédio. 

Conhecíamos a história do maquinista que, em 1895, não conseguiu frear o trem e atravessou desgovernado a fachada da Gare Montparnasse, em Paris, caindo na Place de Rennes, pendurada a 12 metros de altura, e também já tínhamos visto cena parecida que aparece como um sonho no filme (lindo!) A Invenção de Hugo Cabret - mas eu não tinha nem ideia do que havia lá dentro, se era um museu, uma loja, um parque temático ou um restaurante!

Desta vez, resolvemos entrar e conhecer o lugar, e não nos arrependemos, porque o Mundo a Vapor é uma mistura de tudo isso e mais um pouco!

Localização e roteiro do dia

Antes de dar mais detalhes sobre o parque temático, preciso contar que ele fica localizado na Avenida das Hortênsias, a meio caminho entre Gramado e Canela. 

Na fachada do prédio, a imensa locomotiva pendurada, então não tem como passar lá e não enxergá-la!

Bem pertinho do Mundo a Vapor, também ficam o parque temático Algum Lugar, o Museu de Cera Dreamland, o Harley Motor Show, o Hollywood Dream Cars, o Super Carros, e as lojas temáticas da Florybal e da Caracol (Reino do Chocolate), de modo que você pode organizar o seu roteiro do dia para conhecer várias destas atrações sem precisar ficar prá lá e prá cá :)   


esta foto também foi tirada na frente do prédio

Horários

O parque abre todos os dias, das 9:15 às 17hs. 

Nós fomos ao Mundo a Vapor no meio da tarde e, por sorte, estava bem vazio, sem filas. É um ótimo programa também num dia chuvoso ou de mau tempo!

O tempo ideal para visitar o parque com calma é de aproximadamente 1 hora. 

Ingressos

Os ingressos custam R$ 19 (adultos) ou R$ 9,50 (de 6 a 15 anos, estudantes e idosos a partir de 60 anos). 

Crianças até 5 anos não pagam ingresso (muito bem!).

O Parque

Logo na chegada, você PRECISA tirar aquela foto báaaasica na frente da locomotiva, né? Dá um ótimo selfie, hahahaha...


Dentro do parque, logo na entrada, você encontra a notícia publicada na imprensa francesa e também a foto original do acidente ocorrido em Paris em 1895, que foi reproduzido na fachada do parque. 


Lá dentro, você vai encontrar várias atividades, e pode fotografar e filmar tudo à vontade :) 

Comece o seu passeio tirando uma "foto antiga", com o figurino que usavam os primeiros imigrantes a chegarem à Serra Gaúcha. 


Acho essa recordação bem bacana - eu e o Peg tiramos uma foto assim muitos anos atrás, numa visita a Nova Petrópolis!  


Na Jolimont você pode experimentar e comprar vinho produzido em Canela. 

Há também um passeio de trenzinho, que obviamente é destinado às crianças, mas os adultos não conseguem resistir, hahahaha...além de nós, váaaarios adultos na fila!!!



E ainda, a melhor parte: miniaturas, maquetes e réplicas demonstram o funcionamento de todos os tipos de máquinas a vapor, dentre outras, tudo bem explicadinho por monitores.

Você encontrará lá recriações de uma fábrica de erva mate, de papel, ferraria, demonstrações de força animal e de força humana, um moinho de pedra, olaria, pedreira, rolo compressor, serraria a vapor, siderúrgica, trator a vapor e usinas eólica, hidrelétrica e termelétrica. 





É muito interessante aprender como cada uma funciona, e até o Lipe, que ainda não sabe ler os painéis explicativos, se interessou por tudo! 







À primeira vista, eu não diria que é uma atração voltada para os pequenos, mas o Lipe gostou tanto do passeio que até mudei de ideia, e acabei concluindo que o Mundo a Vapor é, sim, para todas as idades! 

Aliás, ele ficou encafifado querendo descobrir de onde vinha o latido neste cenário, e demoramos para encontrar o cachorro! Veja se você consegue:


Para mim, a demonstração mais legal foi a da fabricação de papel, e trouxemos até um pedaço para casa de recordação!

Fiquei lembrando do meu pai, ele certamente adoraria esse passeio - se você for à Serra Gaúcha com seus pais, não deixe de levá-los lá! Eu já estou querendo voltar com o meu...

No final do passeio (ou antes, ou no meio!), você ainda pode tomar um chocolate quente ou um capuccino no Café a Vapor, uma cafeteria linda que lembra uma antiga estação de trem.  


Por último, ainda há uma grande loja temática, com muitos souvenirs e objetos de decoração!

Foto: Divulgação

E aí, deu vontade de conhecer o Mundo a VaporJá conhece? Gostou? Conte pra gente!

Em dúvida sobre onde se hospedar na Serra Gaúcha? Veja a resenha da Pousada Volta ao Mundo, onde nós ficamos!

No próximo post, nossa visita ao parque temático Terra Mágica Florybal, em Canela! Não perca!

* Visitamos o Mundo a Vapor a convite do parque temático. 






Vai conhecer Gramado e Canela? 

Então veja algumas opções de hospedagem por lá:

       


Leia também 

Todos os nossos posts sobre  Gramado & Canela

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #LipenaSerra ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. Nos adicione também no Google+.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar todas as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes das nossas viagens neste link do Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: