Menu

Cascata do Caracol, em Canela: nosso passeio no primeiro bondinho aéreo da Serra Gaúcha

Em 2009, exatamente 2 semanas antes do Lipe nascer, fomos passar um fim de semana na Serra Gaúcha e fizemos um passeio ao Teleférico do Caracol, de onde se tinha uma vista incrível para a famosa Cascata, que é o cartão postal da cidade de Canela

A minha barriga estava tão grande que quase não coube na cadeirinha do teleférico kkkkk...

Há pouco tempo, fiquei sabendo que, desde dezembro de 2013, o teleférico foi aposentado e, no lugar das antigas cadeirinhas, agora podemos apreciar a vista maravilhosa da Cascata do Caracol de dentro de confortáveis bondinhos aéreos!

Fiquei louca para voltar lá e, no último fim de semana, matei a vontade: fomos conhecer o novo Parques da Serra



Como havíamos acertado de encontrar e finalmente conhecer pessoalmente a Fran, o Ariel e o Dodô, família querida que nós conhecíamos virtualmente há muito tempo, do blog Viagens que Sonhamos, acabamos combinando de ir lá juntos, e foi um passeio super legal, mais ainda pela companhia deles!

O Lipe e o Dodô ficaram amigos íntimos nos primeiros 3 minutos!!! Quando nos despedimos, algumas horas mais tarde, já estavam combinando de viajar juntos, de colocar um colchão no quarto um do outro e tal...filho de peixe...



Cascata do Caracol

Para esclarecer, existem 2 maneiras de você ver a famosa Cascata do Caracol: ou você vai ao Parque do Caracol, onde eu estive há séculos, e se prepara fisicamente para enfrentar as trilhas com escadarias, ou você desfruta de toda a tecnologia e modernidade do Parques da Serra e faz o passeio de bondinho - são atrações diferentes, mas bem pertinho uma da outra ;)

Como estávamos com 2 crianças a tiracolo, claro que não houve qualquer dúvida, né???

Roteiro do dia

Outra coisa que é bom que você saiba, para ajudar a organizar o seu roteiro com os passeios do dia, é que, para o mesmo lado do Parques da Serra, na Estrada da Ferradura, que leva à Cascata do Caracol, existem várias outras atrações legais: o Parque Temático Terra Mágica Florybal, o Castelinho do Caracol, o Mundo Gelado e ainda, bem mais adiante, o Parque da Ferradura, onde nós também estivemos em 2009 e que vale uma visita!  



Parques da Serra

O Parques da Serra, localizado em Canela, agora tem 12 bondinhos aéreos, capazes de transportar até 96 pessoas simultaneamente, interligando 3 estações: Central, Animal e Cascata. 

São 840 metros de percurso suspenso onde os visitantes contemplam as belas paisagens, e cada bondinho tem capacidade para até 8 pessoas sentadas. 

Nós éramos 4 adultos e 2 crianças, e achei essa lotação ideal!!



Vale dizer que os bondinhos oferecem acessibilidade para portadores de necessidades especiais :)

Depois de estacionar e adquirir os ingressos, o passeio começa na Estação Central, onde a gente embarca nos bondinhos aéreos. 

Essa estação também possui uma área de alimentação e um mirante a 60 metros de altura, que permite uma vista linda. 




A primeira parada do bondinho é na Estação Animal, que oferece, além de outro mirante, de 130 metros de altura, trilhas com sinalização para fauna e flora e o espaço Esculturas que Falam

O Lipe e o Dodô fizeram a trilha conosco sem nem sentir - não tenho ideia de comprimento, mas é uma trilha MUITO curtinha, que a gente faz em uns 5 minutos! 

Eles se divertiram, correndo prá lá e prá cá e procurando no mato os bichos que viam nas placas - claro que, com aquela algazarra toda, se havia algum animal por ali, saiu fugindo, né???








Na exposição Esculturas que Falam, aproximadamente 85 peças talhadas em madeira pelo escultor Masaharu Hata ficam em exposição, reproduzindo não só a aparência, mas também o som dos animais.

Acho que os papais se divertiram mais do que as crianças! Achei bem interessante essa exposição!







A próxima parada do bondinho foi na Estação Cascata, a mais próxima, de onde se tem as melhores vistas para a queda d`água e para o Vale. 

Há um mirante que é o melhor local para as fotografias ;)





No parque ainda tem uma cafeteria, lojas de artesanato, couros e degustação de queijos, salame colonial, vinhos e suco de uva (nós nem experimentamos!).  

Foi uma pena que o dia estava meio feioso, garoando, nublado - se tivéssemos um dia lindo, as fotografias ficariam muito mais bonitas. 

Mas é bom saber que esse é um passeio que pode ser feito mesmo num dia feio assim: não é por qualquer neblina que eles param as atividades, viu?!? 

Nós estávamos em dúvida se valia a pena ir com o tempo ruim e valeu muito a pena sim!






Sessão remember

Na sessão remember de hoje, fotinhos da nossa visita anterior ao parque, aquela de 2009 sobre a qual eu falei lá em cima, quando o Lipinho ainda estava na minha barriga:




É bom saber

Preços:

Adulto – R$ 36,00

Crianças até 5 anos – grátis

Crianças de 6 a 12 e maiores de 60 anos – R$ 18,00


Horário:

Todos os dias da semana das 9 às 17h30min (mas a bilheteria fecha às 17 horas!). 

Estacionamento:

Gratuito dentro do parque. 

Banheiros:

Nas 3 estações, inclusive para cadeirantes, e fraldário para bebês.

Mais informações no site

* Visitamos os bondinhos a convite do Parques da Serra. 

Saímos do Parques da Serra e seguimos direto para o Mundo Gelado, que, como mencionei antes, fica lá perto - outro passeio bem legal para quem vem de terras mais quentes - mas isso já é assunto para outro post!



E aí, deu vontade de conhecer os bondinhos de Canela e ver a Cascata do Caracol de pertinho?

Já conhece? Gostou? Conte pra gente!

Em dúvida sobre onde se hospedar na Serra Gaúcha? Veja a resenha da Pousada Volta ao Mundo, onde ficamos!

No próximo post, tudo sobre o Parque Temático Algum Lugar...em Gramado!



Vai conhecer Gramado e Canela? 
Então veja algumas opções de hospedagem por lá:
       


Leia também 

Todos os nossos posts sobre Gramado & Canela, neste link

Veja fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #LipenaSerra ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar todas as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes das nossas viagens neste link do Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Quando estivemos lá, em 2007, não chegamos a conhecer os bondinhos. Optamos por conhecer a cascata pelo parque do caracol. Mas dessa vez eles já estão na lista. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Em 2007 nem haviam bondinhos ainda, era a época dos teleféricos :)
      Foi muito puxada a subida?
      Vocês vão gostar, o Parques da Serra tá super bacana!
      Boa viagem!

      Excluir
  2. Que lindo esse barrigão!!!!

    Adoramos passear com vocês!! Já estamos com saudades!!
    Beijo grande!
    Fran@ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cláudia. Quanto tempo em média dura esse passeio?
    Grata,
    Xanda

    ResponderExcluir