Menu

Castelo de Ljubljana, na Eslovênia

Nosso primeiro passeio na Eslovênia não poderia ser outro que não o Castelo de Ljubljana - acredito que este seja, de fato, o primeiro passeio da maioria das pessoas que visitam o país, já que é a principal atração turística da capital, com mais de um milhão de visitantes por ano! 

E, para nós, esse lugar tem um significado todo especial: foi lá que nós conhecemos uma família muito querida - a Manu, o Fede e a Lalá!

Como eu já contei aqui, nós viajamos pela Eslovênia junto com a família "Lala on the road", e nosso encontro inicial foi justamente na bilheteria do castelo - achamos, acertadamente, que seria um bom "ponto de encontro"!

Estacionamento

Mas, antes de chegar na bilheteria, tanto eles quanto nós tivemos que rodar ali pela volta, no centro histórico da cidade, para encontrar vaga para estacionar - eles estavam de carro e nós de motorhome.

Não foi difícil e logo encontramos uma vaga a mais ou menos 2 quadras do Castelo, com parquímetro bem fácil de decifrar, em que o motorhome cabia (às vezes o motorhome não cabe numa vaga só, e aí temos que alimentar 2 parquímetros, o que não é nada legal!).

Endereço: Grajska Planota 1.  



Funicular

Dá para ir até o Castelo fazendo uma bela caminhada ou mesmo com o seu veículo, por uma estradinha que você visualiza neste mapa aqui, mas o meio mais divertido, especialmente para as crianças, de se chegar até lá em cima, a partir do centro histórico, é usando a ferrovia funicular que sobe morro acima!    

No nosso videoclipe da viagem pela Eslovênia você vê como funciona o funicular. 




Bilhetes

Encontramos a Manuela, a Lavínia e o Federico na bilheteria do Castelo - tanto eles quanto nós nos atrasamos e chegamos  - atrasados - exatamente ao mesmo tempo :)


Os horários de funcionamento e a lista de preços para os diferentes tipos de bilhetes estão aqui

Recomendo o large castle ticket, que dá direito às viagens de ida e volta no funicular, à Exposição sobre a História da Eslovênia, ao Castelo Virtual e à Torre de Observação, e custa 8,50 euros por adulto. 

Crianças de até 7 anos entram de graça. 


* Nós visitamos o Castelo com ingressos cortesia cedidos para o blog Felipe, o pequeno viajante. 

Visita ao Castelo

Quando se fala em "castelo", já ficamos pensando naqueles lugares com aposentos suntuosos, todos decorados em diferentes tons de dourado, né? 

Pois em Ljubljana não é bem assim: o Castelo da capital eslovena é, na verdade, uma fortaleza medieval, cheia de rampas, torres, casamatas, dragões, prisões e tudo que costuma povoar o imaginário das crianças!



Encontramos lá até algumas pessoas recém chegadas diretamente da Idade Média, e o Lipe ficou tão nervoso que teve até um ataque de timidez!


Veja no mapa abaixo como é o desenho do Castelo:


Nós andamos pelo Castelo inteiro. 

Vimos a Exposição de História Eslovena, a Torre dos Arqueiros, visitamos a Penitenciária, onde há uma exposição permanente sobre a história do Castelo, conhecemos a Capela de São Jorge, subimos na Torre de Observação  e ainda tentamos assistir à projeção de 12 minutos sobre a história do Castelo que eles chamam de "Castelo Virtual" e é bem interessante, mas naquele ponto os nossos pequenos viajantes já estavam a 1000 e confesso que, para eles, o filminho é meio chato, já que não entendem nada! 

Para saber mais sobre a história deste lugar incrível, leia aqui





Torre de Observação

O ponto alto da visita ao Castelo, sem dúvida, foram as vistas do alto da torre de observação, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade inteira, lá do alto, sendo possível avistar até as montanhas mais ao longe - sensacional e imperdível!

Dizem até que, em dias de tempo bom, você consegue avistar 1/3 da Eslovênia de lá, dá para acreditar???




Para chegar lá em cima, uma escadinha vermelha meio estressante - e você chega de língua de fora, mas não desista, porque vale a pena MESMO!



O Lipe ficou tão empolgado - não sei se com a Lalá, com a viagem em si ou com as vistas de Ljubljana mesmo, que nos disse, lá em cima "e se a gente morasse aqui mamãe?". 

Eu falei que daí ele ia ficar longe das vovós, mas ele respondeu que "não tem problema, as vovós vêm visitar a gente!!"




Estrutura 

O Castelo é QUASE todo acessível para cadeirantes e, portanto, para carrinhos de bebê também.


Tem elevadores, banheiros, lojinha de artesanato, centro de informações, restaurantes e um grande pátio, que é frequentemente usado para eventos públicos e privados, como no dia em que estivemos lá, em que havia um grande toldo montado no meio do pátio - dá para casar no Castelo, já pensou?!? 



Aliás, um dos melhores restaurantes da Eslovênia fica justamente lá, o Gostilna na Gradu. É um restaurante de comida tradicional eslovena famoso não só pela localização, mas também pela excelente comida. 


É um lugar perfeito para um jantar romântico - nós olhamos o cardápio e os preços eram bem razoáveis, mas como estávamos com os nossos pestinhas a 1000 por hora, preferimos descer para o centro histórico e almoçar em um dos muitos mercados de rua da cidade!


Eles recomendam reservar mesa. Mais informações aqui.  

Dica do pequeno viajante

O Castelo é visível de grande parte da cidade. 

Caminhando pelo centro histórico, você vai avistá-lo e fotografá-lo diversas vezes, e poderá pensar que ele "está visto". Não está! 

Não cometa o equívoco de deixar de subir até lá em cima: pegue o funicular, suba até o alto da Torre de Observação no fim da tarde - para curtir o pôr do sol com aquelas vistas, que deve ser lindo - e depois jante no Na Gradu - será um encerramento com chave de ouro para qualquer visita a Ljubljana!



Você conheceu o Castelo de Ljubljana? Gostou? Conte para nós!

No próximo post, nosso roteiro de um dia em Ljubljana - fique de olho! 


Leia mais

videoclipe da nossa viagem pela Eslovênia você assiste aqui

Ficou com vontade de saber mais sobre a Eslovênia? É só clicar aqui.  

Nosso roteiro de 34 dias pelos Bálcãs: aqui.  

Para saber como é e quanto custa viajar de motorhome pelo Leste Europeu, clique aqui.

Nosso "manual" de perguntas e respostas sobre aluguel de motorhome na Eslovênia/Croácia está aqui

Dicas para planejar uma viagem pelos Bálcãsaqui

Todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

As postagens sobre os Bálcãs estão aqui.





Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #FelipenosBalcas ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui.

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem de motorhome pelos Bálcãs no Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:




Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários: