Menu

Grand Canyon, lado sul - modo de usar

O Grand Canyon tem 446Km de comprimento, 29Km de largura e 1.6Km de profundidade, então vocês podem imaginar o tamanho deste parque nacional (de fato, é maior que muitos países!). 

Como eu já conhecia o parque (fui em 1994), tinha uma ideia de como eram as coisas por lá, mas a maioria das pessoas que pensa em visitar o Grand Canyon não tem nem ideia de onde ir, ou por onde começar a planejar a sua visita - então vou explicar brevemente como se "organiza" esse parque nacional, para facilitar a sua vida.

Existem 3 lados "visitáveis" no parque: 

o lado oeste, que fica fora do parque nacional e é uma reserva indígena, onde fica a famosa Skywalk, aquela passarela suspensa transparente onde você pode "flutuar" sobre o canyon - esse é o lado "pega-turista" do parque, mas muita gente vai lá porque fica bem mais perto de Las Vegas; 

o lado norte, que é mais selvagem e tem menos infraestrutura - é o lado menos visitado e estava fechado quando fomos, por causa do inverno; 

o lado sul, que é o mais bonito e, por isso, o que tem mais infraestrutura e é mais visitado - milhões de visitantes por ano! 

Veja aqui o melhor mapa (o oficial) do parque. 






Nós fomos no lado sul, e abaixo segue o nosso "diário de bordo", com o "modo de usar" do parque:

De Kayenta, porta de entrada (e saída!) para o Monument Valley (contei sobre a nossa visita ao MV aqui), pegamos a estrada #160 na direção sudoeste, para Tuba City. De Tuba City descemos um pouquinho para o sul pela #89 e logo pegamos a #64 a oeste, até a entrada leste do Grand Canyon, que fica em Desert View.

Já na estrada #64, vimos uma placa que dizia Little Colorado River Gorge Scenic Overlook, e decidimos entrar para ver do que se tratava - foi uma ótima decisão!  É um desfiladeiro imenso, com paredões maiores que o prédio mais alto do mundo, e lá embaixo passa o Rio Little Colorado.












Adoro essas descobertas inesperadas no meio do caminho, esses lugares maravilhosos que a gente acaba conhecendo sem querer e, melhor ainda, grátis!!!!

Continuando pela estrada #64, logo chegamos na entrada leste do Grand Canyon, onde pagamos a taxa de U$ 25 por veículo que é cobrada para circularmos pelo parque nacional, e que vale por 7 dias.





A primeira parada dentro do parque nacional foi em Desert View, onde fizemos umas comprinhas - é muito melhor comprar souvenirs e lembrancinhas no Grand Canyon do que em Monument Valley, onde tudo é ridiculamente mais caro (os índios exploram um horror!).

Em Desert View também fica a Watch Tower, que é bem interessante e tem banheiros.

Claro que ficamos lá um tempão babando na nossa primeira vista do Grand Canyon.



















A segunda parada foi em Navajo Point, onde assistimos um pôr do sol alucinante. 

Os poucos turistas que andam por aqui essa época, muitos chineses e japoneses, estavam extasiados como nós, correndo de um lado para o outro, tirando centenas de fotografias.

Foi talvez o pôr do sol mais incrível que eu já assisti. A cada segundo a iluminação ia mudando, e os últimos raios de sol que conseguiam atravessar as nuvens batiam nas rochas do canyon e deixavam as pedras pink e laranja. A neve branquinha, o céu azul e as árvores verdes completavam o colorido daquela cena inesquecível. Não tem como descrever, então veja as fotos, que mostram um pouquinho do que nós vimos:










A grandiosidade do canyon é mesmo indescritível - só vindo aqui para ver e entender do que eu estou falando...

Seguimos para a nossa terceira parada, ainda tentando aproveitar o finzinho de luz do dia, em Lipan Point. Mais fotos incríveis. E, no caminho, um bando de veados na estrada, lindos, no meio da neve - uma cena surreal...pena que não deu tempo de tirar fotos :-(




Escureceu, então seguimos direto para Grand Canyon Village, que é a "vila", quase uma cidade, que fica dentro do parque nacional. 

É na vila que ficam vários hotéis, restaurantes, lojas, um mercado imenso onde eu comprei uma estufa elétrica (tá super frio e tem previsão de neve essa noite!), tem wifi (!!!), escritórios, o imenso Visitor Center com lojas, muitos estacionamentos, banheiros, cafeteria, e o Mather Campground e a Trailler Village, onde ficamos.

O camping é bem simples para custar U$ 35, mas só de estar DENTRO do Grand Canyon a sensação já é ótima! Tínhamos água, luz e esgoto, além da paisagem - pra que mais???

A estufa que eu comprei disparou o alarme contra incêndio do motorhome e não conseguimos usar kkkkk, e no dia seguinte eu fui lá e devolvi no mercado - acho incrível essa política de devoluções nos EUA, e o respeito pelo consumidor: não pedem nem a nota, muito menos perguntam o motivo da devolução - se eu tivesse devolvido um tijolo na caixa dava na mesma, por que eles nem conferiram. Eu simplesmente disse que não queria mais a estufa e eles me devolveram o dinheiro.

Ainda bem que o gás aguentou toda noite (já estava terminando!). Atenção: não tem como colocar gás no motorhome no parque (pelo menos no inverno) - o lugar mais próximo é Tusayan.

Se você precisar usar internet wifi gratuita no parque, tente no estacionamento da Market Plaza ou na General Store que fica ali mesmo (um mercado enorme!) - foi o lugar onde nós encontramos! Nos hotéis e restaurantes também deve ter...aliás, na General Store tem de tudo, é um super imenso, ótimo lugar para comprar souvenirs!







Acordamos no dia seguinte no meio de muita neve no camping (nevou a noite toda!) e fomos ver o sol nascer em Mather Point - não tem lugar ruim para ver o sol nascer e se pôr no canyon, mas Mather Point é especial, super acessível (inclusive para carrinho de bebê) e dá para ir a pé desde o Visitor Center.








Passeamos pela área do Visitor Center (lojas, banheiros, café, filme, exibições, informações...) e depois fomos para o lado oeste do parque, em direção a Hermits Rest - no verão só pode vir para este lado de ônibus do próprio parque, mas no inverno (outra vantagem de vir no inverno, além da beleza da paisagem com neve!) pode-se ir de carro particular ou, como no nosso caso, de RV. 

Infelizmente tinha muita cerração e não dava para ver nada - ainda bem que aproveitamos ontem e o nascer do sol hoje! Vá ao Grand Canyon com tempo: não programe um bate e volta, porque se você chegar lá e tiver cerração, não verá nada - mega frustração!







Passeamos pela Grand Canyon Village, praticamente uma cidade dentro do parque, e decidimos então continuar viagem e seguir para Tusayan, na estrada #64, 6 milhas ao sul do parque, onde assistimos o filme IMAX "Grand Canyon - Hidden Secrets", imperdível, na nossa opinião.

Tem toda hora, na meia hora, custa U$ 27,18 para 2 adultos, criança não paga. É um ótimo complemento para uma visita ao canyon. Não tem como não achar - o prédio do cinema é o maior da cidade e fica na rua que atravessa Tusayan. 

Se você vem do sul, passará por lá antes de chegar ao parque. Nós vínhamos de Monument Valley, ao leste, e estávamos descendo para o sul do Arizona. 


Loja Nat Geo e Visitor Center: o engraçado é que já tínhamos ouvido falar desse filme IMAX em Tusayan, que foi produzido pela National Geographic, mas o que nós não sabíamos é que, no mesmo local do cinema, tem uma lancheria e uma loja da Nat Geo!

Já contei que as minhas lojas preferidas no mundo são as da Nat Geo de Cingapura e de Londres...pena que a de Tusayan não é do mesmo nível :-( veja aqui









Você já esteve no Grand Canyon? Ficou tão impressionado quanto nós? Deixe aqui as suas dicas de como desfrutar melhor deste que é um dos lugares mais incríveis do planeta!! 

Já leu nossos posts "modo de usar" sobre o Monument Valley, Antelope CanyonZion National Park?

Visite o site oficial do Grand Canyon, aqui

Próximas paradas: Flagstaff, Sedona e arredores - continue viajando conosco!

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em #Lipenamotorhometrip ou em #felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante. Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta nossa viagem de motorhome pelos EUA no Facebook (aqui). Os filminhos maiores você assiste no YouTube (aqui).

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: