Menu

Explicando a "Disney" para iniciantes: um resumo de cada parque de Orlando

Explicando a "Disney" para iniciantes: um resumo de cada parque de Orlando
Tem muita gente (muiiiiiiitos brasileiros) que já sabe mais sobre Orlando e seus parques do que o próprio Walt Disney. Não é para os entendidos que eu escrevo este post

Quero começar a nossa série de posts (pós-viagem) sobre a Disney pelo começo (desculpem a redundância!), escrevendo justamente para aquelas pessoas que querem ir à Disney porque sempre ouviram falar dela, mas nem sabem na verdade o que há lá!

Sério! Já vi muita gente dizer que morre pra ir à "Disney", mas nem sabe se a bendita fica em Orlando ou Miami! Não sabem quais são os parques, o que tem em cada um e não têm a menor ideia do que fazer lá!

Para vocês, queridos leitores "inexperientes" na Disneymania, dedico esta postagem, sem nenhuma pretensão de esgotar a "explicação" da Disney, muito pelo contrário, pretendo contar apenas o básico, porque, para NÓS iniciantes, o excesso de informação que existe sobre a terra do Mickey até prejudica e estressa! 


Mãos à obra, então, que há muito para aprender hehehehehe...

A "Disney", propriamente dita, fica em Lake Buena Vista, no Estado da Flórida, 32Km a sudoeste de Orlando. O Walt Disney World foi inaugurado em outubro de 1971. Funciona diariamente, o ano todo.

Os primeiros parques temáticos que surgiram lá foram criados por Walt Disney, e deram início a uma história de sucesso sem precedentes, que transformou a região em um dos maiores polos turísticos do mundo.

Mas depois dos parques temáticos da Disney, surgiram várias outras "franquias" de sucesso, que se resumem assim:


Parques da Walt Disney World

Centro de recreação e entretenimento com mais de 100 quilômetros quadrados que inclui 4 parques temáticos e 2 parques aquáticos, 35 hotéis resort, 4 campos de golfe, 2 spas com serviço completo, o Disney’s Wedding Pavilion, o complexo esportivo ESPN Wide World of Sports e Downtown Disney.



4 Parques temáticos:

  • Magic Kingdom (MK) - inaugurado 1971, o primeiro parque temático do Walt Disney World Resort ocupa uma área de 57 hectares e tem o Castelo da Cinderela, com mais de 57 metros de altura, localizado bem no centro. Assim como a Disneyland na Califórnia, o Magic Kingdom é dividido em 6 terras temáticas: Main Street, USA; Adventureland; Frontierland; Liberty Square; New Fantasyland e Tomorrowland. É o parque onde ficam algumas das atrações mais famosas, como Pirates of the Caribbean, The Haunted Mansion, It’s a Small World, Space Mountain, Splash Mountain, Mickey’s PhilharMagic, Big Thunder Mountain Railroad, Jungle Cruise, The Hall of Presidents, Mad Tea Party, Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin, The Many Adventures of Winnie the Pooh, Country Bear Jamboree, Dumbo, the Flying Elephant, Enchanted Tales with Belle, Under the Sea ~ Journey of the Little Mermaid e Stitch’s Great Escape!
 o Castelo da Cinderela é o maior símbolo do Magic Kingdom (Reino Mágico)

esta é a avenida principal do Reino Mágico: Main Street, USA

  • Epcot Center (EP ou ainda EC) - um centro internacional, em constante mudança, voltado para as mais importantes descobertas da ciência e da tecnologia, que se espalha por 123 hectares, inaugurado em 1982. Divide-se em 2 grandes áreas: Future World (áreas temáticas que se concentram em descobertas e realizações científicas: Innoventions, Spaceship Earth, Universe of Energy, Imagination!, The Land, The Seas with Nemo & Friends, Test Track, Mission: Space) e World Showcase (11 países ao redor de uma lagoa: Canadá, Reino Unido, França, Japão, EUA, Itália, Alemanha, China, México, Marrocos e Noruega).
 a Spaceship Earth é o símbolo maior do Epcot Center


no Epcot Character Spot é bem fácil de encontrar vários dos personagens famosos enfrentando uma única (e pequena) fila!

  • Hollywood Studios (HS ou DHS) - estúdio de cinema, TV e rádio em operação e também um parque temático em quase 55 hectares. As instalações de produção foram abertas no verão norte-americano de 1988. As instalações de entretenimento foram inauguradas em maio de 1989. As atrações mais famosas são The American Idol Experience, Toy Story Mania!, Lights, Motors, Action! Extreme Stunt Show, Star Tours, The Great Movie Ride, Muppet Vision 3-D, Indiana Jones Epic Stunt Spectacular!, The Magic of Disney Animation, Studio Backlot Tour, Beauty and the Beast-Live on Stage, Voyage of the Little Mermaid, The Twilight Zone Tower of Terror, Fantasmic!, Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith e Disney Junior – Live on Stage.
portal de entrada em estilo art deco dos estúdios de cinema da Disney, os Hollywood Studios

 o símbolo dos Hollywood Studios é o famoso chapéu usado pelo Mickey no filme Fantasia



  • Animal Kingdom (AK) - muitas aventuras com animais exóticos de verdade, encontros com gigantes pré-históricos e com os personagens da Disney. O jardim na entrada do The Oasis dá as boas-vindas aos visitantes do parque, que inaugurou em 1998 e se estende por 163 hectares. Selvas, florestas e uma vasta savana são divididas em 5 terras temáticas: África, Camp Minnie-Mickey, DinoLand U.S.A., Discovery Island e Ásia. As principais atrações são: Expedition Everest, Dinosaur, Kali River Rapids, Kilimanjaro Safaris, Primeval Whirl, Festival of the Lion King, Finding Nemo - The Musical, It’s Tough to be a Bug! e The Tree of Life. 



a Árvore da Vida é o símbolo do parque Animal Kingdom (Reino Animal)


2 Parques aquáticos: 
  • Typhoon Lagoon (não conheci) - é aquele parque que imita uma ilha-paraíso, com um grande barco pesqueiro encalhado no alto de uma colina.
  • Blizzard Beach (não conheci) -  é um parque que imita uma estação de esqui, com escorregadores nas "geleiras" e até teleférico!

Downtown Disney (DD) - complexo de entretenimento, compras e restaurantes, que bomba de noite, principalmente. É dividido em 3 áreas: Pleasure Island (adjacente ao Downtown Disney Marketplace, apresentando opções de compras e restaurantes, incluindo Apricot Lane Boutique, Portobello, Raglan Road Irish Pub & Bar e Fulton’s Crab House), Marketplace (centro de compras da Disney à beira do lago com mais de 24 lojas, inclusive a World of Disney Store, a maior loja do mundo de produtos de personagens da Disney, além de diversas opções de restaurantes, tais como Rainforest Café e T-Rex) e West Side (uma área de entretenimento e opções de restaurantes incluindo Cirque du Soleil La Nouba, DisneyQuest, os cinemas do AMC Downtown Disney 24, House of Blues, Bongos Cuban Cafe, Wolfgang Puck Cafe e o restaurante Planet Hollywood).

Parques da Universal Studios Florida

Centro de recreação e entretenimento que inclui 2 parques temáticos, 1 parque aquático e 3 hotéis, além do CityWalk.

 para um lado, IOA; para o outro, USF; e entre os 2 parques temáticos e o estacionamento, o centro de entretenimento chamado CityWalk


  • Universal Studios (US) - um estúdio de cinema e televisão de verdade que permite aos visitantes mergulhar na ação de seus filmes favoritos no 'set' de uma variedade de localidades montadas. Foi inaugurado em 1990 e possui cerca de 43 hectares. É dividido em 6 áreas temáticas: Production Central, New York, San Francisco, World Expo, Woody Woodpecker´s KidZone e Hollywood.  
portal de entrada dos estúdios da Universal

  • Islands of Adventure (IOA) - é um parque temático bem avançado em termos de tecnologia, inaugurado em 1999, onde os visitantes encontram 7 ilhas temáticas diferentes, espalhadas em 40 hectares, com os mais dinâmicos e interativos shows e atrações: Port of Entry, Seuss Landing, The Lost Continent, The Wizarding World of Harry Potter, Jurassic Park, Toon Lagoon e Marvel Super Hero Island.
este farol é o símbolo do parque Islands of Adventure (Ilhas de Aventura)

  • Wet´n´wild - parque aquático mais "radical" que os outros, foi o primeiro a ser inaugurado em Orlando, em 1977 (visitei há muiiiiiiiitos anos!).

Citywalk (CW) - complexo de entretenimento, compras e restaurantes, que bomba de noite, principalmente. Fica no caminho entre o estacionamento e os 2 parques temáticos, então você inevitavelmente passará pelo CW se for visitar o US ou o IOS.


 vale a pena fazer uma visita à Universal Studios Store, a maior loja Universal do mundo

no CityWalk também fica o maior Hard Rock Cafe do mundo


Parques do Sea World

Complexo de parques de recreação e entretenimento com foco na observação de animais aquáticos e marinhos, e na interação com eles. Os parques também possuem centros de reprodução, reabilitação e pesquisa. São 2 parques temáticos e 2 parques aquáticos. 

2 Parques temáticos: 
  • Sea World (SW) -  parque inaugurado em 1973 que sempre fez muito sucesso com as crianças em função da interação com os animais marinhos e, nos últimos anos, também tem atraído os grandinhos com montanhas-russas super modernas. Algumas da sprincipais atrações são as montanhas-russas Manta, Journey to Atlantis e Kraken, Dolphin Cove, Turtle Trek, Antarctica: Empire of Penguin, Wild Artic Ride, Shamu´s Happy Harbor e os shows de golfinhos "Blue Horizons" e de baleias "One Ocean". 
 a baleia orca Shamu é o símbolo maior do Sea World

mas os golfinhos são igualmente encantadores

  • Busch Gardens (BG) - uma mistura de zoológico com parque temático, famoso por suas incríveis montanhas-russas (estive lá há muiiiiiiiito tempo!) - localiza-se em Tampa, uma cidade perto de Orlando.
2 Parques aquáticos:
  • Discovery Cove (não conheci) - dizem que é maravilhoso, é um parque aquático onde você pode interagir com os animais marinhos, inclusive nadar com golfinhos! 
  • Aquatica (não conheci) - dizem que é um dos melhores parques aquáticos de Orlando.

Parques da Legoland


  • Legoland - parque temático da Lego inaugurado em 2011, com foco nas crianças de 2 a 12 anos, mas também agrada aos pais, pois possui algumas montanhas-russas bem divertidas para os maiorzinhos! O parque é muito bonito, pois está situado onde antigamente ficava o Cypress Gardens, um antigo jardim botânico, que teve partes preservadas e incorporadas ao parque. Conta com incontáveis esculturas feitas inteiramente de Lego! Vale lembrar que a Legoland fica em Winter Haven, a mais ou menos 45min de carro de Orlando.
 o pórtico de entrada da Legoland é todo feito de Lego, assim como centenas de outras esculturas espalhadas pelo parque inteiro!


  • Water Park - parque aquático da Lego, também destinado especialmente às crianças de 2 a 12 anos, totalmente inspirado nas peças do brinquedo. 
 entrada do parque aquático da Legoland: Water Park

"quero morar aqui, mamãe!"


PS1. Além de todos esses parques, ainda existe o Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, que é o parque "da NASA". 

PS2. Links para comprar ingressos para os parques de Orlando pela internet:

Legoland


Agora, você já sabe o "basicão" da "Disney". No total, são 15 parques na região, e o mais difícil de tudo é escolher aqueles que serão mais interessantes para a sua família - acho que quase ninguém consegue ver todos na primeira viagem! 

O primeiro passo para montar um roteiro de sucesso em Orlando é justamente definir, de acordo com a idade das pessoas que viajarão com você e considerando os interesses de cada um, quais serão os parques que vocês pretendem visitar. 

O que dá para adiantar, desde logo, é que é um equívoco dizer que os parques da Disney seriam mais voltados às crianças e os parques da Universal, de um modo geral, seriam mais voltados aos "maiorzinhos".

Sempre ouvi esse tipo de afirmação e posso garantir que não é essa a realidade. Vi muitos idosos de olhinhos brilhando nos parques da Disney, e o Felipe simplesmente amou as áreas infantis dos parques da Universal. 


É verdade: no Islands of Adventure existe toda uma área chamada Seuss Landing que é o sonho de qualquer criança, assim como uma parte de dinossauros chamada Jurassic Park e ainda um playground em Toon Lagoon, sem contar uma fonte "mágica" em The Lost Continent (The Mystic Fountain), de onde foi uma luta arrancar o pequeno viajante. Em resumo: a maior parte do parque é voltada aos pequeninos! Mesmo a área do Harry Potter tem uma montanha-russa "família" para os pequenos, e a parte dos super heróis (Marvel Super Hero Island) deixou o Lipe enlouquecido. 




Já no Universal Studios tem a atração dos Minions (Despicable Me Minion Mayhem), a do Shrek 4-D, dos Transformers, dos Simpsons, o desfile Universal´s Superstar Parade com Dora Aventureira, Diego, Bob Esponja e a turma do Malvado Favorito, além de toda a área chamada Woody Woodpecker´s KidZone (Pica Pau), que é voltada exclusivamente aos picorruchos!



Por outro lado, é um absurdo dizer que os parques da Disney são mais "infantis". Primeiro que a "cenografia" dos parques do Mickey é tão incrível que deixa até o mais descrente maravilhado. Segundo, que existem muitas atrações bem "adultas" no MK, no HS, no AK e principalmente no EP. 

Aí as pessoas vêm e dizem que o Epcot Center é um parque para adultos, e não para crianças - ledo engano! Foi no Epcot que nós tivemos maior facilidade de encontrar os personagens, na atração chamada Character Spot, sem fila nenhuma! Outras atrações que deixaram o Lipe maravilhado no EP foram The Seas with Nemo & Friends e Turtle Talk with Crush.



Um parque que é definitivamente para todos os gostos é o Sea World, que tem desde montanhas-russas incríveis e super radicais até uma área inteira dedicada aos pequenos viajantes, chamada Shamu´s Happy Harbor. 



O único parque que é expressamente focado nas crianças de 2 a 12 anos é o Legoland que, mesmo assim, deixou eu e o Peg encantados! Eu teria adorado visitar aquele parque mesmo sem o Felipe!

Vocês devem estar pensando "ah, mas essa mulher não tá ajudando em nada, dizendo que todos os parques são bons para todo mundo!" - hahahaha...bom, para ajudar você a escolher, nos próximos posts, vou dar todas as nossas dicas, detalhar a nossa visita a cada um dos parques acima mencionados e o nosso roteiro por lá - fique ligado! 

Não se preocupe, que explicaremos bem direitinho como é cada parque, o que tem de bom e de ruim em cada um, e no final você terá todas as informações necessárias para escolher os seus favoritos, e quais você vai efetivamente chamar de seus! Mas garanto que escolher o que deixar de fora será a parte mais difícil da sua viagem!


Veja mais fotografias desta viagem nas nossas redes sociais, em #felipeopequenoviajante e #LipenaDisney.

Assista todos os minifilmes da nossa aventura na Disney no Facebook ou os filminhos maiores no YouTube.

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre a Disney estão organizadas aqui

* Visitamos os 4 parques temáticos da Disney, Sea World e Legoland com ingressos cortesia. Os ingressos para os parques da Universal foram adquiridos com nossos próprios recursos.  

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

20 comentários:

  1. Oba! Adorei! Estamos pensando em ir no final do ano que vem, qdo meu pequeno já estará com quase 3 anos... e espero que acima dos 1,02 cm que vc recomendou! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Sa...acho difícil o pequeno ter 1,02 antes dos 3 anos! O Lipe só chegou nessa altura bem depois de completar 4, e ele tem a mesma altura dos coleguinhas (não é baixinho)...teu pequeno é bem alto? Tomara, porque eles relamente aproveitam mais depois dos 1,02, é bem menos frustrante para eles!
      Bjokas

      Excluir
  2. Amei o post, será meu guia pra Disney 2014, muito obrigada por compartilhar sua experiencia!!! Ainda mais que minha filha tb terá 4 anos, será uma ótima base pra escolher os programas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      Muito obrigada, querida! Pode contar, viu? Vou fazer posts com roteiros detalhados de cada parque, com todas as atrações legais para os pequenos (e para nós tb!), segue acompanhando!
      Bjokas,
      Claudia @pequenoviajante

      Excluir
  3. Muito legais seus posts, Claudia!! Super esclarecedores, com detalhes que nunca li em outros posts. Mas me diga uma coisa: Quais parques são "menos" interessantes para crianças pequenas (meus filhos tem 4 e 2 anos)? Vou ter que dispensar alguns parques para a viagem ficar menos cansativa. Tenho que escolher os que mais agradam as crianças. Sei que é uma tarefa difícil, mas na sua opinião, se tivéssemos que abrir mão de alguns desses, quais seriam?
    Outra dúvida, meu filho é doido pelo Cars. Existe alguma atração com os queridos carrinhos? Em qual parque?
    Obrigada e um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, que pergunta difícil!
      Depende do que eles gostam...são meninos ou meninas? Para meninas o MK é fundamental, com tudo das princesas...para meninos que amam Lego tem o Legoland que é um sonho, e que tem a vantagem de poder relaxar um pouco no Water Park...tb gostei muito dos parques da Universal...para meninos o Islands of Adventure é muito legal, com toda a parte de super heróis e uma área infantil enorme! Talvez abrir mão do Universal Studios (a não ser que eles amem os Minions!) e do Epcot Center...é difícil! Vou fazer roteiros detalhados de cada parque, daí talvez fique mais fácil para tu ver quais são os que têm as atrações relativas aos personagens que eles mais curtem! Sim, se ele gosta dos Carros tem que ir no Hollywood Studios, tem show com o McQueen e pode tirar fotos tb com o Mate! Vou fazer post sobre o DHS logo, logo, fica ligada!
      Bjinhos

      Excluir
  4. Olá Cláudia... parabéns pelos posts, super legais! Pretendo ir à Orlando com minha filha de 4 anos em Abril. Pensei em levá-la aos parques MK e Universal Studios (ela ama os minions) , tenho apenas dois dias para aproveitar os parques...snif!. Vi no site da Universal que tem um café com personagens... e você comentou que levaria o Felipe. Vocês viram a turma do Malvado neste café? Compensa fazer esta atração? Obrigada e bjs! Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Eu acho que tu escolheu bem os parques, se só tens 2 dias, e acho que o café da manhã lá da Universal vale muito a pena sim! Pena que acabei nunca achando tempo para fazer o post, mas foi uma das coisas mais legais que nós fizemos em Orlando! O Lipe ficou encantado, porque além do Malvado e dos Minions, também estavam lá a Dora e o Diego, e o Bob Esponja!
      Recomendo muito!
      Bjokas, e boa viagem, depois conta como foi!

      Excluir
  5. Bom dia, adorei o seu post, mas pelo que percebi fica impossível visitar tudo um uma só viagem, quantos dias na Disney seriam suficientes para uma primeira viagem legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio,
      Para conhecer TUDO terias que ter pelo menos uns 20 dias, mas acho que seria uma maratona de parques cansativa demais! Para fazer uma primeira viagem legal, no verão, incluindo parques aquáticos, o ideal seria pelo menos uns 12 dias, considerando os 4 parques da Disney, os 2 da Universal, os 4 do Sea World, mais a Legoland (para crianças) e o Kennedy Space Center...e isso ia custar uma grana! De repente o melhor é concentrar só nos parques que têm as tuas atrações preferidas, uns 4 ou 5, e em dias intercalados fazer compras e passeios gratuitos, como CityWalk, Downtown Disney, praias, Celebration, Outlets, etc...

      Excluir
  6. Adorei todos os posts sobre os parques em Orlando. Está sendo muito útil no planejamento da viagem da família (hehehehehe). Notei, porém, que não houve um post específico sobre o Magic Kingdom como nos demais parques da Disney. Foi intencional ou o texto vai sair algum dia? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, uma pena que nunca terminei os posts dos parques, ainda falta muita coisa! Ainda vai sair sim, mas no momento estou empenhada nos posts da nossa viagem de motorhome, e dos parques da Disney na Califórnia! O MK é o maior parque, por isso acabou ficando para o final ;-(

      Excluir
  7. Claudia, amando o blog! Tô só pelo post do MK! :P
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Nem me fala! Muita gente me escreve reclamando que não escrevi até hoje o post do MK! Fomos emendando uma viagem na outra e nunca deu tempo :-(
      Acho que agora só no segundo semestre, quando a gente parar de viajar!
      Bjokas

      Excluir
  8. Cláudia! Amei tudo nesse blog! O resumão da Disney tá fantástico, mas quero te fazer uma pergunta bem específica: Qual o modelo desse carrinho? É facilmente dobrável? Leve?

    Acho que é uma parte importantíssima da saga disney com bebes! rs
    ObrigadA!! E beijos no Lipe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi May, esse é o City Mini GT da Baby Jogger, ele é fantástico, mas não é leve, é bem grandinho! Muito facilmente dobrável, chega a ser engraçado, as pessoas ficam olhando a gente dobrar ele e não acreditam, é só puxar uma alça no assento e ele se dobra ao meio sem fazer esforço nenhum, as pessoas levam um susto kkkkkk

      Sabe que nós já tivemos uns 6 carrinhos pro Felipe, já viajamos pelo mundo todo com todo tipo de carrinho diferente, e sempre dávamos preferência pros tipo guarda-chuva, mas hoje eu me arrependo muito, porque o conforto deles (e o nosso!) não tem preço! Nos carrinhos leves, tipo guarda-chuva, a criança, quando dorme, fica toda mal acomodada, e a gente tem que fazer uma baita força para empurrar o carrinho, que fica bem pesado. Nós compramos esse aí pq era um dos únicos que aguentava até 25kg, peso do Lipe, mas se fosse ter um bebê hoje, usaria esse carrinho desde sempre, porque ele desliza super fácil, a gente não faz força nenhuma para empurrar, e a criança dorme super bem acomodada, como se estivesse numa cama, reclina 100%! Altamente recomendado! Queria que alguém tivesse me dito isso antes, kkkkkk, é o tipo de coisa que, depois que a gente descobre, não vive mais sem (tipo carro com direção hidráulica, sabe?)! Carrinho é TUDO nos parques!

      Excluir
  9. Parabéns pelo blog, ele é muito bom :-)
    Já li vários posts sobre a Disney e como foi a visita no parque Epcot Center, Hollywood Studios, mas não achei do Magic Kingdom, tem algum post com dicas de como foi a visita de vocês por lá?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kalina, infelizmente acabei não contando da nossa visita ao MK aqui no blog...ainda! Assim que der tempo eu posto! Escrevi sobre as visitas a todos os parques da Califórnia, mas tu vais para a Flórida, né?

      Excluir
    2. Isso mesmo Cláudia, na Florida.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir