Menu

a Ponte do Rio Kwai (resposta à adivinhação)

A nossa última adivinhação foi: esta ponte fica no meio da selva tailandesa, que ponte é esta?

A resposta certa, que teve 2 acertadores (Mauro Croucillo e Henrique Bente) é:

Ponte do Rio Kwai

Esta famosa ponte fica na cidade de Kanchanaburi, que tem pouco mais de 60 mil habitantes, a oeste de Bangkok.


Em tailandês, o rio se chama Mae Nam Khwae e a sua atmosfera pacífica em nada lembra o passado trágico da cidadezinha, que serviu de acampamento para prisioneiros de guerra durante a 2ª Guerra Mundial e viu as mortes de muitos soldados aliados.


Antes de visitar a ponte propriamente dita, a maioria dos turistas faz uma visita ao Kanchanaburi Allied War Cemetery, um cemitério de guerra onde estão enterrados os prisioneiros de guerra, na sua maioria ingleses e holandeses, que morreram em solo tailandês.






Não muito longe do cemitério, também vale a pena fazer uma visita ao World War II Museum. Trata-se de um pequeno e mal-cuidado museu que conta a história local, mostrando, através de suas exibições, como o Japão atacou o sudeste asiático durante aquela guerra e como planejava ligar Bangkok a Yangon através de uma ferrovia que transportaria suprimentos militares.

Malaios, burmeses e soldados aliados capturados eram trazidos à selva tailandesa em Kanchanaburi para trabalhar na construção da ferrovia de 415Km, conhecida hoje como Ferrovia da Morte, tendo em vista que mais de 100 mil homens pereceram no desenrolar do projeto.



Ponte do Rio Kwai acabou ficando famosa em razão do filme de mesmo nome, que conta uma história de coragem e muito sofrimento mas, mesmo fora das telas dos cinemas, esta pontezinha comum tem uma história realmente incrível.

A ponte, na verdade, era um pedaço pequeno mas estratégico da Ferrovia da Morte para Burma. Os engenheiros calcularam que tal ferrovia levaria, naquela época, pelo menos 05 anos para ser concluída, mas os trabalhadores capturados foram forçados a concluir a construção em 16 meses, às custas de muitas mortes, apenas para que a ponte fosse logo destruída, em 1945, por aviões aliados.

A ponte foi novamente restaurada, mas os estragos causados pelas bombas ainda são visíveis.




ao final de mais um dia cheio de aventuras, o pequeno viajante apagou...

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: